Publicado em 24/06/2016

Festival de cinema em Sumaré, SP, recebe inscrições até 23 de julho

1581 Visualizações
Festival de cinema em Sumaré, SP, recebe inscrições até 23 de julho

Cineastas de todo o mundo podem inscrever produções independentes. Festival já recebeu 250 inscrições, e começará exibições em setembro.

O 2º Festival Internacional de Cinema Independente (Festicini), que acontece entre os dias 16 e 30 de setembro em Sumaré (SP), está com inscrições abertas no site oficial até o dia 23 de julho para cineastas interessados em participarem do evento.

O Festicini é uma realização para filmes independentes, que não tenham influências de grandes estúdios do cinema mundial, normalmente feitos com orçamentos consideravelmente baixos em relação aos do circuito comercial, tendo a função de promover o cinema fora do grande circuito e estimular a produção regional.

É o que conta o produtor cultural Wilson Roque Basso, um dos organizadores do evento. “Com o Festicini, além de confraternizarmos o cinema independente mundial, esperamos também incentivar a produção regional. Filmes fora dos grandes circuitos podem ser interessantes e viáveis, pois sua principal característica é a criatividade, boas ideias e a liberdade de criação”, fala o produtor.

Inscrições

O festival traz para a região produções de todas as partes do mundo. Até o momento, o Festicini recebeu 250 inscrições vindas de dezenas de países. Produções independentes finalizadas entre 2013 e 2016 podem participar do evento, que podem concorrer em um total de 18 categorias: Melhores filmes de longa-metragem, média-metragem, curta de ficção, curta documentário e animação, além das categorias artísticas e técnicas, como melhores atriz, ator, atriz coadjuvante, ator coadjuvante, fotografia, direção, montagem, som, roteiro original, roteiro adaptado, música original, figurino e maquiagem.

Carlos Braga, organizador do festival, exaltou a qualidade das produções deste ano. “Estamos muito contentes com a qualidade das produções que estão chegando. Além de ser fácil e gratuito, esta é uma ótima oportunidade para mostrar ao grande público seu trabalho”, contou Braga.

O Festival

A cerimônia de abertura deste ano acontece no dia 16 de setembro, contando com 10 dias de exibições gratuitas ao público, no Anfiteatro do Centro Administrativo de Nova Veneza, em Sumaré. A premiação dos vencedores ocorre no dia 30 de setembro.

O regulamento completo do festival está no site oficial do evento, com informações em português, inglês e espanhol, sendo possível a inscrição de obras realizadas dentro e fora do Brasil.

Fonte: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/201...

Voltar